Monday, June 26, 2006

Futebol Quântico

Ontem, a selecção portuguesa e holandesa estiveram absolutamente off the zone. Vários limites quebrados por ambos por falta de vivência do Flow :


“A experiência do Flow descreve um estado psicológico óptimo. Encontra-se muitas vezes associado com elevados níveis de desempenho sendo aceite como uma experiência muito positiva. De acordo com Csikszentmihalyi (1990), o Flow é um constructo que envolve conceitos como uma crescente activação para a acção, concentração na tarefa, sentimento de controlo, perca de auto-consciência e transformação temporal” (Weinberg & Gould, 1995).

Esse espaço individual e atemporal, onde tudo corre como deve e onde já vimos inumeras vezes o Figo, se existiu neste jogo, perdeu-se com uma estranha aplicação das regras por um árbitro. Não sancionando liminarmente o sentimento agressivo, quebrou todas as condições para a manutenção deste espirito Zen. Desapropriou todos os jogadores de controle, não controlando. E em toada espalhou-se a cada adepto... E também o tempo se modificou - infindável para uns, esquartejado para outros...